Páginas

Encontre aqui uma receita

20 de abril de 2015

Bolo Trufado sem glúten


1
Perguntei aos seguidores do Instagram qual deveria ser a receita deste post e a com mais indicações foi o Bolo Trufado! É mais uma sugestão de bolo de festa, nessa versão é sem glúten.
Queria um bolo trufado e fui buscar como referência uma receita do site www.chefdecozinha.net que ficou bárbara por isso resolvi compartilhar. Espero que gostem!
Ingredientes
· 4 ovos (claras e gemas separadas)
· 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara
· 3 colheres de sopa de manteiga ghee
· 1 xícara de leite desnatado
· 2 xícaras de farinha sem glúten (usei mistura pronta)
· 1 colher de sopa de fermento em pó
Recheio e cobertura
· 1 cálice de suco de laranja para umedecer a massa
· 1 colher de sobremesa de essência de rum (usei whisky)
· 500 gr de chocolate amargo picado (60% cacau ou mais)
· 6 colheres de sopa de creme de arroz
· cacau em pó sem açúcar para decorar
Preparo
Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar e a manteiga até ficar um creme esbranquiçado. Acrescente o leite desnatado aos poucos intercalando com a farinha. Misture as claras reservadas e o fermento em pó. Coloque papel manteiga em duas formas de 20 cm de diâmetro, unte com óleo de côco e enfarinhe com a farinha sem glúten. Asse o forno preaquecido a 180ºC durante 30 minutos aproximadamente. Desenforme depois de frio.
Recheio e cobertura
Derreta o chocolate microondas na potência mínima, misture o creme de arroz e o whisky ( ou essência de rum) . Deixe esfriar e deixe à temperatura ambiente. Separe uma pequena quantidade deste creme e leve à geladeira para mais tarde fazer as trufas. Depois que o chocolate da geladeira estiver endurecido enrole cerca de dez trufas e passe no cacau em pó.
Montagem
Em uma metade do bolo umedeça a massa com o suco e depois coloque o creme de chocolate. Passe um pouco do chocolate na parte de baixo da outra metade do bolo e coloque por cima da primeira ( assim o bolo não desmonta quando você cortar as fatias). Cubra com o restante do creme e por cima distribua as trufas enroladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário