Páginas

Encontre aqui uma receita

26 de junho de 2015

PÃOZINHO DE BATATA DOCE E CHIA


Quando o assunto é pães e massas sem glúten sempre procuro referências de Fit Chefs especializados pois a química para fazer uma massa perfeita não é tão simples assim! O glúten é o responsável por dar elasticidade (e a consistência que estamos habituados) às massas.
Por isso quando se retira a farinha branca (com glúten) de uma receita é necessário uma “alquimia” de outros ingredientes para deixar a receita com a consistência e sabor esperados.
Paula Martins do blog @viversemtrigo é especialista em pães e massas, e a receita que trago hoje para vocês é dela.
Super fácil e deliciosa, que vai agradar a toda a família. Ele fica bem semelhante ao pão de queijo.
Como a receita da Paula rende bastante, 40 pãezinhos, eu faço sempre a metade dela (quantidade já indicada nos ingredientes abaixo). Anote aí!

Ingredientes


250 gramas de batata doce cozida (ou qualquer outro tuberculo)
125 gramas de polvilho doce
125 gramas de polvilho azedo
75 ml de óleo ou azeite
40 ml de água
1 colher de chá de sal
Chia à gosto

Preparo

Cozinhe a batata com casca. Descasque e acesse bem, acrescente os líquidos e depois adicione aos poucos os polvilhos misturando bem até desgrudar das mãos e do recipiente (precisa mexer com as mãos senão parece que os ingredientes não serão suficientes para formar a massa).
Modele os pãezinhos como preferir. Desta vez eu fiz em formato de flor utilizando um cortador e fiz também em formato de bolinhas. Leve ao forno pré aquecido à 220 graus até ficarem douradinhos (cerca de 30 minutos).
Se quiser congelar leve a forma com as bolinhas crias para o congelador por cerca de 4 horas e depois embale em saquinho próprio para congelamento (pode ser congelado por até 3 meses).
Um beijo e até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário